sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Notícias Populares completa 10 anos

Numa manhã ensolarada, por volta das 9h do dia 03 de agosto de 2002, a população de João Lisboa, Senador La Rocque e Imperatriz recebeu o primeiro exemplar do jornal Noticias Populares.
Dezenas de comerciantes e colaboradores acreditaram na seriedade de nosso trabalho mesmo antes de conhecê-lo. Acreditaram na proposta que foi ao mesmo tempo a razão de vida desse jornal: cobrir, estritamente e com isenção, os fatos locais dessas cidades, como a política, a gestão pública, a cultura, a sociedade e todo e qualquer fato de interesse local.
Para duas cidades, conforme o IBGE, composta por 38.391 habitantes, mas cujos acontecimentos eram quase que totalmente ignorados pelas mídias, o Noticias Populares veio de encontro às necessidade desse povo que também queria e ler a noticia dos seus próprios acontecimentos.
PRIMEIRA EDIÇÃO --A primeira edição do Noticias Populares circulou com algumas falhas: como, problemas de diagramação, digitação, ortografia e outros, mas nada que comprometesse sua grandeza, e os erros estão sendo corrigidos a cada novo número.
Inicialmente o jornal circulou com pouco mais de 200 exemplares, mas considerando que João Lisboa e Senador La Rocque pertencem ao interior maranhense com taxas de analfabetismo de 29,70% e 39,90% respectivamente e seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) 0,63 médios, em pouco tempo começamos a distribuir mais que o dobro dessa quantidade.
A editora Joselita Damacena reassalta que, quem recebe o jornal, confortavelmente em sua casa ou local de trabalho, nem imagina a penúria do seu fabrico: pesquisa, redação, diagramação, correção, fotografia, arte, impressão e distribuição: processo enfadonho que precisa ser vencido dentro da periodicidade para que as doze páginas tragam notícias de interesse do público leitor.
Além disso, o grande problema de manter um jornal sempre foi a dificuldade de se encontrar profissionais qualificados e disponíveis para um projeto movido muito mais a paixão do que a dinheiro. Mas é certo também que temos pessoas capacitadas e dispostas, entre os quais destacamos Mariano Neto, Gilmar Nascimento, Paulo Gaspar, Natividade Silva, Juarez Inácio e outros.
Com pouca gente e muito trabalho, o começo não foi fácil. Tanto sacrifício por muitas vezes nos desestimulou, mas aos poucos os desafios estão sendo vencidos. O jornal foi conquistando cada vez mais credibilidade, respeito, e agora alcançou seu décimo aniversário com 106 edições bem mais amadurecido.
Nossas matérias passaram a ter uma maior repercussão e tornou-se mais do que um instrumento de difusão dos acontecimentos regionais, onde fez e continua fazendo uma tribuna refletir os anseios populares e denunciar os problemas que aflige a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário